Azor Ahai foi um herói lendário que viveu cerca de oito mil anos antes do Desembarque de Aegon (o tataravô de Daenerys). Diz-se que durante a Longa Noite, Azor Ahai surgiu para derrotar os Outros empunhando uma espada de fogo, a Luminífera. Melisandre profetizava que Stannis Baratheon era a reencarnação do guerreiro de pois acordo com a profecia dos livros antigos de Asshai, Azor iria renascer como o Príncipe Prometido para desafiar os Outros. Ele teria novamente a Luminífera para lutar contra os Outros e, se ele falhasse, o mundo falharia junto com ele. Este engano o levou à derrota nas águas da baía de Porto Real e depois a sua derrota final nas terras geladas no Norte.

Sor Davos Seaworth ouve a lenda da Espada Luminífera
Após uma cerimônia religiosa onde Stannis colocou sua espada na fogueira erguida com as estátuas dos antigos deuses, Sor Davos Seaworth parte em uma viagem para convocar Salladhor Saan à lutar junto com o exército, e durante o seu encontro em uma taverna o pirata lhe explica porque aquela não poderia ser a espada Luminífera:
– Sor Davos, aquela espada não era a Luminífera.
A súbita mudança de assunto deixou Davos pouco à vontade.
– Espada?
– Uma espada arrancada do fogo, sim. Os homens contam-me coisas, é o meu sorriso agradável.
Como irá uma espada queimada servir Stannis?
– Uma espada ardente – Davos corrigiu.
– Queimada – Salladhor Saan o corrigiu – e fique feliz por isso, meu amigo. Conhece a lenda sobre a forja de Luminífera? Vou contá-la.
Era num tempo em que a escuridão caíra, pesada, sobre o mundo. Para enfrentá-la, o herói tinha de ter uma lâmina de herói, ah, como nenhuma que já tivesse existido. E assim, durante trinta dias e trinta noites, Azor Ahai trabalhou sem dormir no templo, forjando uma lâmina nas fogueiras sagradas. Aquecer, martelar e dobrar, aquecer, martelar e dobrar, ah, sim, até a espada ficar pronta. Mas, quando a mergulhou na água para temperar o aço, ela se partiu em pedaços. Como era um herói, não era do seu feitio desistir e ir atrás de excelentes uvas como estas, e, portanto, recomeçou. Da segunda vez levou cinqüenta dias e cinquenta noites, e essa espada parecia ainda melhor do que a primeira. Azor Ahai capturou um leão, para temperar a lâmina mergulhando-a no coração vermelho da fera.
Mas mais uma vez o aço se estilhaçou e se dividiu. Grande foi sua aflição e grande foi seu desgosto, pois sabia o que tinha de fazer. Trabalhou na terceira lâmina durante cem dias e cem noites e, enquanto ela brilhava, incandescente, nas fogueiras sagradas, chamou a mulher. “Nissa Nissa” disse-lhe, pois era esse o seu nome,”Desnude o peito, e fique sabendo que a amo mais do que a qualquer outra coisa no mundo”. Ela obedeceu, não faço idéia do porquê, e Azor Ahai enfiou a espada fumegante no meu coração vivo. Diz-se que o grito de angústia e êxtase que ela soltou abriu uma fenda no rosto da lua, mas seu sangue, sua alma, sua força e sua coragem penetraram no aço. Esta é a lenda sobre a forja da Luminífera, a Espada Vermelha dos Heróis. Compreende agora o que quero dizer?
Fiquue feliz por ter sido apenas uma espada queimada que Sua Graça tirou do fogo. Luz demais pode machucar os olhos, meu amigo, e o fogo queima – Salladhor Saan comeu a última uva e estalou os lábios.
Segundo as profecias de Asshai, Azor Ahai irá retornar a mando de R’hllor, o deus vermelho. Muitos profetizam que Daenerys é a reencarnação do guerreiro, mas indícios apontam que Jon Snow pode ser o verdadeiro Azor Ahai, e uma dos mais forte é que a feiticeira vermelha Melisandre, que consegue receber a força de R’hllor (tanto que ela possui um feitiço para não envelhecer e conseguiu resscuscita Jon Snow), quando tenta visualizar o Azor Ahai nas chamas, só consegue enxergar neve. Outro ponto a favor de Jon é que provavelmente ele é filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark. Se esta teoria se confirmar, Jon também possui o sangue de dragão mencionado na profecia.
De qualquer forma a série já está indo para o seu desfecho e também já ultrapassou os livros, por isso quem é a reencarnação Azor Ahai será revelada em breve, e com certeza estará entre Jon Snow e Daenerys Targaryen.