Sor Jorah Mormont é um cavaleiro, ungido pelo próprio Rei Robert Baratheon por sua coragem e bravura na batalha final de Pyke. Agora exilado, ele foi o antigo líder, herdeiro legítimo da Casa Mormont e Senhor da Ilha dos Ursos. Ele é filho de Jeor Mormont, que no início dos livros é o Comandante da Patrulha da Noite.

De acordo com os livros, Sor Jorah Mormont é um grande homem de meia-idade, moreno e com muitos pelos, apesar de estar ficando careca.
Ele ganhou notoriedade na internet com piadas prontas sobre sua devoção à Daenerys Targaryen, e seu título mais engraçado recebido na internet é Sor Jorah Friendzone Mormont, pois é nitidamente apaixonado por ela mas a menina não corresponde seus sentimentos, o considerando apenas amigo e protetor. Mas de onde vem essa adoração?
Para entendermos como isso começa, temos que entender os motivos que o levaram a perder sua vida como um nobre e que o fizeram se tornar um mercenário jurado de morte por metade dos Sete Reinos.
Jorah fugiu de Westeros para escapar da execução, após ser condenado por comerciar escravos, e por isso foi exilado e passou a trabalhar como mercenário nas Cidades Livres. Inclusive uma de suas missões era mandar a Westeros relatórios sobre o paradeiro de Daenerys, missão que se realizasse com sucesso lhe daria o perdão real.
A curiosidade de Daenerys Targaryen
Em um trecho do livro “A Fúria dos Reis” Sor Jorah entra na tenda de Daenerys para lhe trazer um pêssego. Ela está nua e coberta com a pele de leões que herdou do seu falecido marido e quando vai pegar a fruta oferecida pelo cavaleiro seu ombro fica desnudo. Ao perceber que a visão de sua pele abala o cavaleiro ela, que já está desconfiada de sua estima exagerada, o pergunta se ele tem ou teve uma esposa.
Sor Jorah acaba lhe falando sobre Lynesse Hightower, sua segunda esposa.
A partir daqui percebemos que Sor Jorah é um cavaleiro habilidoso e mortal, mas não tem sorte com o amor.
A tragédia de Jorah
Vamos ao que Sor Jorah fala no livro:
-Ela era muito bonita. Da primeira vez que a contemplei, pensei que fosse uma deusa descida à terra, a própria Donzela transformada em carne. Seu nascimento era muito acima do meu. Era a filha mais nova de Lorde Leyton Hightower, de Vilavelha. O Touro Branco, que comandava a Guarda Real do senhor seu pai, era tio-avô dela.
– Foram seus pais que arranjaram o casamento?
– Não. Essa é uma história longa e aborrecida, Vossa Graça. Não quero incomodá-la com isso.
– Não tenho de ir a nenhum lugar. Por favor.
– As ordens, minha rainha. Meu lar, a Ilha dos Ursos, é bela mas remota. O salão dos Mormont é feito de enormes toras, rodeado por uma paliçada de terra. A ilha fica muito ao norte, e nossos invernos são mais terríveis do que você possa imaginar, Khaleesi. Apesar disso, a ilha servia-me bem, e nunca me faltaram mulheres.
Tive a minha cota de mulheres de pescadores e de filhas de arrendatários, antes e depois de casado. Casei novo, com uma noiva escolhida por meu pai, uma Glover de Bosque Profundo.
Ficamos casados durante dez anos, ou tão perto disso que não faz diferença. Ela era uma mulher de rosto comum, mas não desagradável. Creio que acabei amando-a depois de um tempo, embora nossas relações fossem mais respeitosas do que apaixonadas. Abortou três vezes ao tentar me dar um herdeiro. Da última vez não chegou a se recuperar. Morreu não muito tempo depois.
Dany pousou sua mão na dele e a apertou.
– Lamento por você, de verdade.
Sor Jorah fez um aceno com a cabeça.
– A essa altura, meu pai tinha vestido o negro, então eu era o legítimo Senhor da Ilha dos Ursos. Não me faltaram ofertas de casamento, mas, antes de chegar a me decidir, Lorde Balon Greyjoy rebelou-se contra o Usurpador, e Ned Stark convocou seus vassalos para ajudar o amigo Robert. Na batalha final em Pyke fui armado cavaleiro.
Para celebrar sua vitória, Robert ordenou que se realizasse um torneio fora das muralhas de Lanisporto. Foi aí que vi Lynesse, uma donzela com metade da minha idade. Ela tinha vindo de Vilavelha com o pai, a fim de ver as justas dos irmãos.
Eu não conseguia tirar os olhos dela. Num ataque de loucura, supliquei seu distintivo para usar no torneio, sem sonhar que atenderia ao meu pedido, mas ela atendeu.
Luto tão bem como qualquer outro, Khaleesi, mas nunca fui um cavaleiro de torneios. No entanto, com o distintivo de Lynesse atado em volta do braço, fui um homem diferente. Ganhei justa atrás de justa.
Lorde Jason Mallister caiu perante mim, assim como Bronze Yohn Royce. Sor Ryman Frey, o irmão, Sor Hosteen, Lorde Whent, o Javali Forte, até Sor Boros Blount, da Guarda Real. Derrubei todos do cavalo. No último desafio, quebrei nove lanças contra Jaime Lannister sem resultado, e o Rei Robert deu-me os louros de vencedor.
Coroei Lynesse Rainha do Amor e da Beleza, e nessa mesma noite fui falar com seu pai e pedi a sua mão. Estava bêbado, tanto de glória como de vinho. Pelo direito, devia ter obtido uma recusa desdenhosa, mas Lorde Leyton aceitou minha proposta. Casamo-nos lá, em Lanisporto, e durante uma quinzena fui o homem mais feliz do mundo inteiro.
– Só uma quinzena? – Dany perguntou. Até a mim foi dada mais felicidade do que isso, com Drogo, meu sol-e-estrelas.
– Uma quinzena foi o tempo que levamos para velejar de Lanisporto à Ilha dos Ursos. Meu lar foi uma grande decepção para Lynesse. Era frio demais, úmido demais, longe demais, com um castelo que nada mais era do que um salão de madeira.
Não tínhamos bailes de máscaras, nem de pantominas, nem bailes, nem feiras. Estações inteiras podiam passar sem que um cantor viesse tocar para nós, e não há na ilha um ourives. Até as refeições foram julgadas, Meu cozinheiro pouco sabia além dos seus assados e guisados, e Lynesse perdeu rapidamente o gosto por peixe e carne de veado.
Eu vivia para os seus sorrisos, por isso mandei buscar um novo cozinheiro em Vilavelha, e trouxe um harpista de Lanisporto. Ourives, joalheiros, modistas, tudo o que ela queria eu encontrei, mas nunca era suficiente. A Ilha dos Ursos é rica em ursos e árvores, mas pobre em tudo o mais.
Construí um belo navio para ela, e viajamos a Lanisporto e Vilavelha para festivais e feiras, e uma vez até fomos a Braavos, onde recebi um grande empréstimo dos agiotas. Tinha sido como campeão de torneio que conquistara sua mão e seu coração, então, por ela participei de outros torneios, mas a magia tinha desaparecido. Não voltei a me destacar, e cada derrota significava a perda de mais um cavalo e de outra armadura para justas, que tinham de ser resgatados ou substituídos. Não podia arcar com os custos. Por fim, insisti que voltássemos para casa, mas aí as coisas ficaram ainda piores do que antes. Já não podia pagar ao cozinheiro e ao harpista, e Lynesse ficou furiosa quando falei em empenhar suas jóias.
O resto… Fiz coisas que me envergonho de contar. Por ouro, Para que Lynesse pudesse conservar suas jóias, seu harpista e seu cozinheiro. No fim, custou-me tudo.
O inicio do exílio de Jorah
Nesse ponto Sor Jorah conta a Daenerys que ele desesperado para pagar suas dívidas, resolver praticar um dos crimes mais condenáveis do outro lado do oceano, a exploração de escravos. Quando o suserano da Casa Mormont, Eddard Stark, descobriu que Sor Jorah havia vendido caçadores condenados a um mercador de escravos Tyroshi, ele condenou Sor Jorah à pena tradicional: morte.
Sor Jorah continua:
– Quando ouvi dizer que Eddard Stark se dirigia à Ilha dos Ursos, estava tão desprovido de honra que, em vez de ficar e enfrentar seu julgamento, trouxe-a comigo para o exílio. Nada importava a não ser o nosso amor, disse eu a mim mesmo. Fugimos para Lys, onde vendi o navio em troca de ouro para nos manter,
A voz do cavaleiro estava pesada de desgosto, e Dany sentiu-se relutante em pressioná-lo a continuar, mas tinha de saber como tudo acabou.
– Ela morreu lá? – perguntou-lhe, gentilmente,
– Só para mim – ele respondeu. – Em meio ano, meu ouro tinha acabado e fui obrigado a prestar serviços como mercenário. Enquanto lutava com bravosianos em Roine, Lynesse mudou-se para a mansão de um príncipe mercador chamado Tregar Ormollen. Dizem que agora é a sua concubina principal, e até a esposa dele a teme.
Dany estava horrorizada.
– Você a odeia?
– Quase tanto quanto a amo. Peço que me desculpe minha rainha. Parece-me que estou muito cansado.
Dany lhe deu licença para ir, mas quando ele levantou a aba da tenda, não conseguiu evitar chamá-lo para uma última pergunta.
– Como era a aparência da sua Senhora Lynesse?
Sor Jorah deu um sorriso triste.
– Ora, parecia um pouco a senhora, Daenerys – ele fez uma profunda reverência. – Durma bem, minha rainha.
E como Daenerys se sente?
Para encerrar esse artigo, é justo citar como Daenerys se sente em relação ao cavaleiro, e assim também entender algumas de suas atitudes tomadas em relação a ele, como perdoar a sua traição:
Dany estremeceu e apertou bem a pele de leão à sua volta. Ela se parecia comigo. Isso explicava muito do que ainda não tinha entendido bem. Ele me deseja, compreendeu. Ama-me como a amou não como um cavaleiro ama sua rainha, mas como um homem ama uma mulher. Tentou imaginar-se nos braços de Sor Jorah, beijando-o, dando-lhe prazer, deixando-o penetrá-la. Mas era em vão.
Quando fechava os olhos, o rosto dele se transformava sempre no de Drogo.
Khal Drogo tinha sido seu sol-e-estrelas, seu primeiro homem, e talvez devesse ser o último. Maegi Mirri Maz Duur jurara que nunca daria à luz uma criança viva. Que homem iria querer uma mulher estéril?
Ouvira saudade na voz de Sor Jorah enquanto falava da Ilha dos Ursos. Ele nunca poderá me ter, mas um dia posso lhe devolver o lar e a honra. Isso posso fazer por ele.