Depois de sete temporadas interpretando a bruxa vermelha Melisandre, Carice van Houten finalmente conseguiu sua primeira indicação ao Emmy por sua atuação em “The Long Night”, na categoria de Melhor Atriz Convidada em Série Dramática.
Uma das coisas mais interessantes sobre a bruxa vermelha Melisandre era sua ambiguidade moral – ela poderia estar ressuscitando Jon Snow em um episódio mas no seguinte queimar uma criança inocente viva em sacrifício ao seu Deus. Como você reconcilia aquilo? Ela é boa ou má? Essas questões foram discutidas entre a atriz e o site Gold Derby.

Ela disse que os showrunners da série raramente eram solícitos em dar spoilers sobre os detalhes da história de Mel.
Eu tentei tantas vezes de todos os tipos de ângulos para tentar tirar algo deles, mas eles simplesmente não queriam. Quanto mais as temporadas iam passando, menos eles revelavam. Então, em algum momento, desisti. Eu estava tipo, “eu vou ver na TV”.
Isso significava dizer que, às vezes, ela estava tão intrigada com os motivos de Melisandre quanto os próprios telespectadores.
Nunca foi sobre o meu próprio ganho pessoal, acho que, porque no final, você vê que ela é a coisa mais importante, ela levando a Arya a matar o Rei da Noite, para salvar todos nós. Nunca foi sobre ela e acho que ela sempre estava ciente do fato de que não era ela que tinha poderes mágicos. Na verdade, ela diz isso a Stannis: “Não sou eu, sou apenas um navio. Eu não sou nada especial. É o Senhor da Luz. É com quem eu trabalho.
De fato, depois que Melisandre desempenhou seu papel, ela entrou voluntariamente no esquecimento, cumprindo seu destino. Sobre a morte de sua personagem ela afirmou que:
Eu realmente sabia que estava chegando o fim só por causa da minha cena com Varys na temporada anterior. Eu não sabia como. Lembro de ler e realmente tive arrepios. Eu realmente pensei que eles fizeram isso com tanta elegância. Era exatamente como eu imaginava e ainda mais emocional, de fato. Mesmo quando assisti, fiquei emocionada, não minha atuação, mas a colocação da cena e o episódio inteiro. A cena da morte tranquila e discreta de Melisandre pode ser a minha favorita da temporada.
Sobre a cena final de van Houten em que ela acende as trincheiras:
Foi uma cena muito intensa de se fazer e foi misturada com minhas próprias emoções de ser minha última cena e dizer adeus nunca foi minha coisa favorita no mundo. Foi um dia bastante carregado, você poderia dizer. Muita tensão teve que sair depois que eu fiz essa cena e comecei a chorar como um bebê. Eu realmente não esperava por isso. Eu fiquei impressionado com a emoção. Eu simplesmente não conseguia parar de chorar.
Mas tudo valeu a pena quando ela viu o episódio final na tela:
Foi fantástico. Você lê no papel e pode imaginar que eles têm as habilidades necessárias para fazê-lo funcionar no orçamento, mas para vê-lo ganhar vida, eu simplesmente adorei. O fato de o episódio anterior ter sido tão silencioso e preparatório e haver mais episódios intelectuais, e o terceiro ser tão físico, foi em algum momento que o pedal precisou ser acionado. Às vezes, tudo o que você precisa fazer é lutar. Não há tempo para conversar. Você apenas tem que sobreviver. Eu apenas pensei que era realmente poderoso naquele episódio e, para ser as últimas notas de piano na sinfonia, foi incrível.
Sobre o desenrolar da série, como o final “inesperado” com Bran Stark como rei, ela falou:
Eu tive ameaças de morte em relação ao meu personagem, propostas de casamento, pessoas gritando comigo, chorando nas ruas. Estranho (risos). Mas eu acho que a coisa mais incrível deste programa neste momento é que todos nós estamos desconectados às vezes e todos somos tão digitais, o fato de que há algo que conectou tantas pessoas diferentes em todo o mundo, esse é o meu coisa favorita sobre tudo isso. É incrível, eu acho.
Quanto ao que ela mais sentirá falta da série, van Houten atribui o tempo gasto com a co-estrela Liam Cunningham (Davos Seaworth). “Ele me provocou até a morte”, ela lembra. “Ele é um pateta. Estar perto dos meus co-atores e estar no caminhão de maquiagem, todas essas coisas. Realmente parecia um pouco de família nos últimos sete anos. Isso é um pouco triste.
E finalizando, o que todos queriam ouvir:
O cabelo, vou sentir falta do cabelo. Sinto falta dessa peruca.
Fonte: Winteriscoming.net