Nosso maior temor aconteceu: “pontas soltas” no final
Sem dúvida o maior medo de quem acompanhou a série durante a última temporada era de que pelo número baixo de episódios (e pela “marcha lenta” da trama nos dois primeiros) era da série virar mais um “Lost”: espetacular no começo, mas complexa ao ponto de no final ficarem dezenas de mistérios e inconsistências de roteiro no ar, as famigeradas pontas soltas.
E aconteceu… Por mais que os produtores tenha se esforçado, no fim ficaram vários pontos de interrogação na cabeça de muita gente. Separei aqui algumas perguntas que foram feitas e que ficaram no ar com o desfecho acelerado da trama:
01 – Para que servia o Azor Ahai?

A lenda do Azor Ahai foi citada várias vezes durante a série, principalmente nas previsões da bruxa vermelha Melisandre, o que levou todos a acreditarem que a história do Príncipe Prometido serviria a algum propósito no trono de ferro ou na luta contra o Rei da Noite, as duas vertentes da série. Mas no fim das contas foi Arya quem matou o Rei da Noite, um personagem que não tinha nenhuma ligação com nenhum dos preceitos dessa lenda. Para que, então, a série insistiu neste tal de Azor Ahai? Será que foi somente um delírio de drogas de Melisandre?
02 – Qual o objetivo de Jon ser um Targaryen?

Jon Snow é o herdeiro legítimo dos Targaryen, segredo que foi escondido a sete chaves durante a série inteira e ganhou um destaque imenso, principalmente durante os “flashbacks” nas visões de Bran Stark. Esse fato provocou o conflito entre ele e Daenerys, que resultou na morte da moça. No entanto, essa informação não teve impacto nenhum na organização política de Westeros ou na definição de quem iria ocupar o trono dos sete reinos.
Tudo levava a crer que o fato de Jon ser um Targaryen teria efeitos enormes na história, já que além de ter direito ao trono, ele poderia controlar os dragões e talvez ser imune ao fogo, mas no fim das contas ele teve o mesmo fim de seu parente Meistre Aemon: esquecido na Patrulha da Noite.
03 – Após a queda do muro, para que serve a Patrulha da Noite?

A grande função da Patrulha da Noite era defender as fronteiras do Norte da ameaça de selvagens e dos caminhantes brancos, que nem ao certo se sabia se existiam. Eram como se fossem um setor de combate armado sendo mantido pelo governo americano durante a guerra fria. Mas agora que os caminhantes foram mortos e que o povo “preconceituoso” do norte descobriu que os selvagens são pessoas comuns, iguais a eles, qual é o objetivo da Patrulha da Noite? Se tornou um grupo filantrópico que guia as pessoas perdidas, ex-selvagens, às suas casas?
04 – Qual era a motivação do Rei da Noite?

Durante TODA A SÉRIE, pelo menos nas primeiras temporadas, a frase “O inverno está chegando” foi um dos principais motejos. É como “Quem é John Galt?” no romance clássico “A Revolta de Atlas” de Ayn Rand. Apesar de todas as guerras, tramas e discórdia ele era o inimigo comum a todos. A ponta que ficou solta é: qual era o objetivo dele e porque ele queria extinguir a humanidade? Após a Batalha de Winterfell ninguém mais falou sobre ele, ninguém mais ligou. Se a série continuasse na batida dos primeiros episódios até seria coerente, afinal era uma forma peculiar de contar história, mas como na última temporada a pegada ficou mais “Disney” essa informação deveria ter sido passada para os espectadores.
05 – O que diabos Bran fazia na Batalha de Winterfell?

Qual foi a relação de Bran com os eventos? Para quê, durante a batalha, ele estava transferindo sua consciência por aí? Especulou-se que ele estava tendo algum tipo de comunicação com o Rei da Noite, mas o acontecimento não volta a ser mencionado. Será que ele só foi “dar um rolê de boa” e assistir a batalha de camarote?
06 – Cadê Nymeria?

Os lobos de Jon Snow e Arya foram os únicos que restaram. Enquanto vemos Fantasma e seu dono juntos novamente no final, não há qualquer sinal de Nymeria. Seria legal ao menos ver a loba de Arya junto com ela. Muitas pessoas até especularam que Nymeria poderia aparecer na batalha de Winterfell junto com sua matilha para lutar em conjunto com o Norte pelo bem comum, mas provavelmente ela preferiu cuidar da sua vida e de seus pequenos filhotes gigantes.
07 – Para quem era a carta de Varys?

O episódio 07 começa com Varys escrevendo e enviando algumas cartas em que conta a verdade sobre a origem de Jon Snow. Para que e para quem? Não serviu em nada para a resolução da trama, é como se fosse o Urso Polar na ilha de Lost, só para “causar” e “encher linguiça”.
08 – O que aconteceu em Dorne?

A série foca na região de Dorne e fala sobre os príncipes escolhidos após a morte da família Martell, mas não fala o que aconteceu por lá. Tudo bem que a série não é sobre Dorne, mas custava dar uma satisfação? Afinal foi lá onde aconteceu um dos crimes mais hediondos da série, o assassinato da princesa Myrcella, que estava no país como convidada prometida ao Príncipe Trystane Martell.
09 – O que há à Oeste de Westeros?

No fim das série Arya embarca em um navio e vai explorar o Oeste de Westeros. Segundo a personagem, lá os mapas terminam e ninguém sabe o que existe. No entanto, Bran tem todo o conhecimento do mundo, pode usar animais alados para se deslocar e pode ver o passado e partes do futuro… Um verdadeiro Google humano. Por que ele não antecipou para todos o que há por lá?
10 – Por que Jon Snow foi ressuscitado?

Para derrotar o Rei da Noite? Não. Para ser Azor Ahai? Não. Para ser o herdeiro Targaryen do trono de ferro? Não. Para matar Daenerys? Isso não foi profecia, foi uma “pilha” que ele tomou ao cair na famosa “lábia” do Tyrion Lannister e fazer a vontade do anão, como muitos outros fizeram (inclusive Daenerys) durante a série.
Foi muito trabalho de R’hllor, o Senhor da Luz, utilizando para quase nenhum benefício. Especula-se que Bran Stark na verdade seja a vontade de R’hllor, ai sim as coisas se encaixariam: ele teria usado Aegon Targaryen, digo Jon Snow para enfim ocupar o lugar que desejava como rei do continente todo.