Robert Baratheon, o Primeiro de Seu Nome, Senhor dos Sete Reinos, Rei dos Ândalos, dos Roinares e dos Primeiros Homens. Também conhecido como “O Usurpador” e “Demônio do Tridente”. Ele é o chefe da casa Bartheon e é casado com a Rainha Cersei Bartheon, pai de Joffrey Bartheon, Myrcella Bartheon e Tommen Bartheon. É irmão de Stannis Bartheon e de Renly Bartheon.
Robert foi coroado Rei dos Sete Reinos após vencer a Guerra do Usurpador. Ele lutou a guerra para manter a mão e resgatar Lyanna Stark, com a ajuda de seu amigo Eddard Stark. Com a morte de Lyanna Stark, sua prometida, Robert se casou com Cersei Lannister para garantir a aliança com a casa Lannister, que o apoiou na tomada de Porto Real.
De acordo com os livros, Robert é um homem grande, embora não particularmente inteligente, Robert foi um guerreiro renomado. Na sua juventude, ele foi descrito como alto, de ombros largos e musculoso. Ele mantinha a barba bem cortada. No entanto, depois de ganhar a coroa, seu peso aumentou muito por causa todas as festas e da bebida excessiva, acabando ganhando cinquenta quilos e deixou crescer a barba para esconder os seus múltiplos queixos.
Ele era conhecido pelo seu charme, personalidade extrovertida, sociável, e a notável capacidade de transformar inimigos em amigos. De acordo com Eddard, Robert era capaz de prometer qualquer coisa a uma mulher durante a noite e esquecer-se de tudo (incluindo ela mesma) de manhã.
Robert foi o primeiro filho de Senhora Cassana Estermont e Lorde Steffon Baratheon, antigo Senhor da casa Bartheon. Ele nasceu e foi criado na sede da família Bartheon, em Ponta Tempestade. Ele era um ano mais velho do que Stannis, seu irmão. Muitos anos depois, um irmão terceiro Bartheon nasceu, com o nome Renly. Quando eles ainda eram jovens, Robert e Stannis viram como seus pais morreram em um naufrágio à vista de Ponta Tempestade, tornando Robert o Senhor de Ponta Tempestade.
Robert se apaixonou pela irmã de Eddard, Lyanna Stark, que foi prometida a ele por seu pai, Lorde Rickard Stark, mas Lyanna aparentemente foi sequestrado e levado pelo príncipe Rhaegar Targaryen, e isso levou o reino a uma guerra sangrenta chamada de “a Rebelião de Robert”.
Veja um artigo sobre a “a Rebelião de Robert”:
A reivindicação de Robert para o Trono de Ferro dos Sete Reinos foi baseada em sua avó sendo Rhaelle Targaryen, filha do Rei Aegon V, dando-lhe assim uma reivindicação muito mais forte para o trono do que os Arryn, Tully ou Stark. Com a queda de Porto Real, Aerys, Rhaegar, e seus herdeiros mortos ou no exílio, os senhores dos Sete Reinos juraram lealdade a Robert e aceitou-o como rei. Ele nomeou Jon Arryn como a Mão do Rei. Jon Arryn, juntamente com Stannis praticamente governaram os Sete Reinos juntos enquanto Robert se divertia.
Seis anos depois de conquistar a coroa, Robert e Eddard uniram forças novamente para esmagar a Rebelião Greyjoy, que consolidou a posição de Robert sobre o Trono de Ferro. Posteriormente, Robert levou o reino à miséria com as despesas dos seus torneios e festas, apesar do fato de Aerys ter deixado os cofres do tesouro transbordando de ouro.
Na série de TV ele é representado pelo ator britânico Mark Addy
Veja os videos sobre A Rebelião de Robert vista por personagens chaves do episódio:
Aprenda um pouco com Robert Baratheon:
Atributos:
[rwp-review id=”0″]
O texto lhe deu uma idéia? Deixe uma resposta...